quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ônibus percorrerão interior do Estado no enfrentamento à violência contra mulher

 
Foto: Divulgação / SPM
Pernambuco receberá nesta quarta-feira (6) duas unidades móveis para acesso a direitos e garantia da Lei Maria da Penha para mulheres das áreas rurais no Agreste e Sertão do Estado. 

Os ônibus, adquiridos no valor de R$ 550 mil cada, serão entregues pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), ao vice-governador João Soares Lyra Neto na sede provisória do Governo, no Centro de Convenções.


As mulheres acolhidas receberão orientação sobre a situação de violência em que podem estar inseridas. Os veículos são equipados com duas salas de atendimento, netbooks com roteador, pontos de internet e impressoras multifuncionais, para digitalização de documentos e fotocópias. A estrutura também conta com geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro.

As unidades móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do programa Mulher, Viver sem Violência. O calendário e as localidadades atendidas ainda estão sendo organizadas pelo governo estadual e pelo Fórum Estadual de Mulheres do Campo e da Floresta, com o apoio da SPM, Fórum Nacional e da coordenação da Marcha das Margaridas, responsável pela reivindicação da política à presidente Dilma Rousseff, em 2011.

Ainda durante a cerimônia de entrega, devem ser firmadas parcerias entre o governo estadual e federal para campanhas de enfrentamento à violência de gênero.


DADOS - Os números no Estado são alarmantes. Segundo a SPM, Pernambuco é o 10º estado em assassinato de mulheres no País. Recife ocupa a sexta posição entre as capitais brasileiras. Oito municípios pernambucanos figuram entre os mais violentos. São eles: Bezerros (26º), Abreu e Lima (66º), Ipojuca (73º), Surubim (74º), Cabo do Santo Agostinho (78º), Vitória de Santo Antão (86º), Paulista (87º) e Arcoverde (100º).

De janeiro a junho deste ano, o Estado registrou 12.577 registros na Central de Atendimento à Mulher (denúncias, ligue 180), o que deixa Pernambuco em 13º lugar. Um levantamento constatou que 137 dos 185 municípios pernambucanos foram acolhidos pelo Ligue 180 (74% da cobertura).

REDE - Atualmente, Pernambuco dispõe de 33 serviços de assistência à mulher: 12 centros de referências, 11 delegais, cinco varas adaptadas, duas defensorias públicas, duas casas-abrigo e uma promotoria.

Fonte:  NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário