quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Venda de tablets distribuídos pelo governo de PE será investigada


Alguns computadores portáteis que o governo do estado distribui com alunos das escolas públicas de Pernambuco estão sendo vendidos pela internet. A Secretaria de Educação vai pedir à polícia para investigar o caso.
O estudante de tecnologia da informação Tiago Pedro, de 20 anos, estranhou quando viu, num site de vendas na internet, o anúncio de um netbook por apenas R$ 220. Quando examinou o anúncio com mais atenção, viu que o computador anunciado era igual aos que o governo de Pernambuco distribuiu para os alunos do ensino médio. “Vi que era o computador que era oferecido pelo governo do estado por ter o emblema do ‘Aluno Conectado’. Quando me deparei com o emblema e o próprio modelo era igual”, contou.
Numa das fotos publicadas no site, aparece a marca do programa "Aluno Conectado", do governo de Pernambuco. O vendedor do netbook, que é de Palmares, se identifica no site como "anônimo". Lá é possível ver também o preço: R$ 220.
O secretário de Educação Ricardo Dantas mostrou o modelo que a secretaria tem distribuído com os alunos desde o ano passado. É idêntico ao que está sendo vendido na internet. Junto ao teclado, no canto direito, a marca do programa. O secretário explicou que o netbook é dado em regime de comodato aos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio.
Ao tomar conhecimento da venda pela internet, ele disse que providências vai tomar. “Vamos pedir o apoio da Secretaria de Defesa Social, fazer uma queixa formal para que seja investigado pela instância competente para a gente apurar se isso realmente foi um roubo de algum de nossos alunos. Se é um aluno que ao encerrar o terceiro ano vira proprietário e pode vender a sua propriedade ou se é um desvio de finalidade de um aluno que ainda está cursando e está usando indevidamente vendendo seu tablet que deveria ser usado como material de apoio pedagógico”, informou Dantas.
No ano passado, o governo distribuiu 156 mil computadores portáteis com alunos da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário