
Das 51 unidades nas quais os alunos passam o dia inteiro estudando, 45 alcançaram 542,21 pontos.
A média do País foi de 511,21.
Entre as 10 instituições desse modelo que contaram com participação de mais de 75% dos estudantes, seis estão localizadas no interior pernambucano.
O JC utilizou como critério de classificação para apontar as dez com melhor desempenho as escolas de referência que tiveram maior número de participantes, ou seja, apenas o primeiro grupo.
Comparada com as escolas públicas, ela ocupa a 9ª posição, mas cai para a 105ª colocação se classificada junto a todos os colégios avaliados no Estado.
"Estamos orgulhosos porque vemos que nosso trabalho está dando resultados. Os alunos contam com revisões, aprendem com uso de recursos tecnológicos e com professores compromissados", comenta a secretária escolar da unidade, Geâne Pires.
O resultado também é visto na aprovação dos alunos nos vestibulares. Dos 196 que concluíram o ensino médio em 2010, cerca de 150 ingressaram no ensino superior.
Dessas, 45 são escolas de referência e representam 18,9%. A Escola de Referência de Timbaúba, na Mata Norte, ocupa a segunda colocação entre elas. "Apesar do resultado satisfatório, fruto de um trabalho coletivo, ainda temos muito a fazer", diz o gestor, Antônio Barbosa.
No ano passado, a escola tinha 256 alunos no 3º ano, três deles conseguiram vaga no curso de Medicina nas universidades públicas, um dos mais concorridos.
A instituição obteve a quinta melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), empatada com as unidades de Timbaúba e Serra Talhada.
"Esses resultados são um incentivo e nos dá vontade de fazer melhor", diz o estudante Leandro Cansanção, 17 anos. Para o secretário Estadual de Educação, Anderson Gomes, entre os diferenciais das escolas que adotam o modelo de educação integral estão a carga horária mais extensa, a realização de atividades extra-classe e a dedicação dos professores.
"O resultado do Enem nos mostra que estamos no caminho certo. Nossa meta é ampliar de 173 para 300 escolas nesse modelo até 2014", afirma. Entre os projetos a serem implementados ainda este ano está a oferta de cursos técnicos de curta duração para esses alunos. Atualmente, a rede estadual tem 100 mil estudantes no 3º ano do ensino médio.
Fonte: JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário